sábado, 2 de fevereiro de 2013

VOLTA AS AULAS 2013 - HORÁRIO E MOMENTO INFORMAÇÃO

 VOLTA ÀS AULAS
Dia:15/02/2013 - Reunião de Pais e/ou Responsável - 8h às 11h
Dia: 18/02/2013 - Primeiro dia de aula.

MATERIAL NECESSÁRIO:
2. Cadernos de 8 matérias-sugestões(um para exatas e outro para humanas), lápis, borracha, canetas nas cores(preta, azul e vermelha); AGENDA ESCOLAR PERSONALIZADA-ADQUIRIR NA ESCOLA.
O uso de outros materiais serão solicitados conforme o planejamento dos professores no decorrer do ano letivo.

Atendendo ao  apelo dos pais, a escola adotou "A AGENDA ESCOLAR"  personalizada para uso diário, com objetivo de auxiliar a organização pessoal do aluno. É o meio mais eficaz de comunicação entre a família e a escola. Solicita-se a assinatura diária, do responsável após a leitura dos registros apresentados. Dessa forma faremos um melhor acompanhamento do aluno.

HORÁRIO DAS AULAS-2013

Matutino Entrada e Saída
7h15min às 12h15min
Vespertino Entrada e Saída
13h às 18h
Noturno Entrada e Saída
19h às 23h
Primeira aula: 7h15min às 8h
Segunda aula: 8h às 8h45min
Terceira aula:  8h45 às 9h30min
Lanche: 9h30min às 9h45min
Atividade Lúdica: 9h45min às 10h
Quarta aula: 10h  às 10h45min
Quinta aula:10h45min às 11h30min
Sexta aula: 11h30 às 12h15min
Primeira aula:13h às 13h45min
Segunda aula: 13h45min às 14h30min
Terceira aula: 14h30min às15h15min
Lanche: 15h15min às 15h30min
Atividade Lúdica: 15h30min ás 15h45min
Quarta aula:15h45min  às 16h30min
Quinta aula: 16h30min às 17h15min
Sexta aula: 17h15min às 18h
Lanche: 19h às 19h15min
Primeira aula: 19h15min às 20h
Segunda aula: 20h às 20h45min
Terceira aula: 20h45min às 21h30min
Quarta aula: 21h30min às 22h15min
Quinta aula:  22h15min às 23h


Horário de funcionamento da Biblioteca
Horário de funcionamento da Secretaria
Matutino: 8h às 12h
Vespertino:13h às 17h
Noturno:  19h às 22h
Atendimento a comunidade pais:
Segunda, Quarta e Sexta
Matutino:7h30 às 12h30
Vespertino: 14h  às 17h
Noturno: 16h às 21h
Terça e Quinta (Trabalho Interno – Atendimento ao aluno): 8h às 16h
Horário de Funcionamento da Direção
De 8h às 11h30 – Matutino
De 14h às 17h – Vespertino
De 19h às 22h - Noturno

AHorário de Entrada
A entrada dos alunos deverá ser feita pelo portão dos fundos, de frente para  a avenida.
Nos três turnos, a entrada será aberta da seguinte forma:
7h e será fechada, PONTUALMENTE, as 7h15 – Matutino
12h45 e será fechada, PONTUALMENTE, as 13h – Vespertino
19h e será fechada, PONTUALMENTE, as 19h15 – Noturno
 ATENÇÃO: O HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA DEVEM SER RESPEITADOS. NÃO É PERMITIDO O ACESSO DE QUALQUER PESSOA, QUE NÃO SEJA DA ESCOLA À SALA DE AULA.
 B) Atrasos
Pontualidade é uma questão de respeito à coletividade e condição essencial para a organização e o bom funcionamento da escola. Considerando eventualidades, o aluno que necessitar entrar ou sair, fora do horário normal, deverá comparecer acompanhado dos responsáveis para assinarem uma autorização escrita.

Não há TOLERÂNCIA para os alunos que chegam atrasados. A entrada no segundo horário será "somente" para aqueles que trouxerem o seu responsável portando documentos que comprovem o grau de parentesco,  pois escola pública não significa desordem e bagunça. Ela é regida por normas para serem cumpridas, lugar ideal para exercitar a cidadania.  

O uso do UNIFORME é obrigatório para todos os alunos. O uso do uniforme na rede pública visa a identificação do aluno dentro e fora da escola, proporciona maior segurança e facilita o reconhecimento deste pelo servidor da portaria. É obrigatório o uso em todas as atividades da escola, inclusive extraclasse: passeios, exposições, feiras.

C) Saída
A saída  do aluno da escola se faz ao término da última aula, tendo os alunos assistido a todas as aulas do dia. 
 SAÍDAS ANTECIPADAS:
O aluno que necessitar sair, fora do horário normal, o responsável deverá escrever na AGENDA do filho, o dia, horário e motivo da saída.
CONTATOS TELEFÔNICOS PARA ESSE FIM, SÓ EXCEPCIONALMENTE.
O aluno só poderá ser retirado da escola pelo responsável.

 NÃO é permitido:
O aluno pegar carona nos veículos dos professores, utilizar os espaços exclusivos         (Sala dos Professores, banheiros, copa) ou objetos que são de uso restrito ou que estão sobre suas responsabilidades (micro-ondas, geladeira, celulares e outros objetos que são de uso coletivo dos professores). 
NÃO É PERMITIDO - O USO DE APARELHO CELULAR NA SALA DE AULA DE ACORDO COM A LEI Nº 4.131, DE 02 DE MAIO DE 2008 PUBLICADA NO DODF DE 09.05.2008.


Doenças:
            A escola não tem permissão de administrar remédios, portanto quando seu filho estiver doente, deverá ser atendido em sua residência com acompanhamento médico, preferencialmente. Ao retornar justificar as faltas pelo atestado médico. Em casos de ferimentos leves a família receberá comunicado imediato e em casos graves será encaminhado para atendimento médico mais próximo, enquanto a escola comunica aos pais.

Material Escolar/ Objetos Pessoais:
O esquecimento de materiais e roupas na escola é frequente. Nestes casos, o aluno poderá recorrer ao serviço de achados e perdidos da escola. Por esse motivo é que os materiais devem ser identificados com nome, série e turma. Objetos de valor NÃO deverão ser trazidos para a escola. Caso não sejam procurados, dentre o período de 30 dias, os materiais perdidos serão doados para instituições de caridade.
  

Dever de Casa:
A tarefa de casa estimula a criação de autodisciplina relacionada a distribuição do tempo, da atividade a ser realizada, adequação do local e cumprimento de prazos, possibilitando ao educando o que foi trabalhado, identificar o  que não foi compreendido e que merece atenção, isto é, proporcionar hábitos de estudo:
- Estude diariamente, preferencialmente, no horário e local adequado;
- Reveja sempre suas atividades para compreendê-las melhor;
- Faça o uso da Agenda Escolar, diariamente, para anotar recados, deveres, avaliações, trabalhos e etc;
- Esteja atento aos prazos de entrega dos trabalhos;
- Prestar atenção às aulas contribui bastante para o bom rendimento escolar.
 Patrimônio:
DANOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO É CRIME, PORTANTO HAVERÁ RESSARCIMENTO DESTE PELO RESPONSÁVEL.
A escola promove um trabalho de educação ambiental e valorização do bem público. Solicitamos a família que oriente os estudantes para a adequada utilização e manutenção do prédio e equipamentos da  escola.

Reunião de Pais:
-  As reuniões acontecerão durante o ano e serão comunicadas previamente através do nosso blog: cefsaobartolomeu.blogspot.com.br e bilhetes anexos na Agenda Escolar do aluno:
   - Reunião de PAIS: serão mensais ou bimestrais, de acordo com a necessidade, para tratar do acompanhamento do aluno.
    -Atendimento individual aos pais com os professores nos horários de coordenção. Com a orientação ou direção em horários pré-determinados, agendados pelos interessados.

Atendimento aos Pais: Professores: (SEMPRE NO TURNO CONTRÁRIO AO DE AULAS) de 9h30 às 11h30 (Matutino) e 14h às 16h (Vespertino) nas terças-feiras.
 Regimento disciplinar
O aluno, que não se adaptar as normas contidas neste regimento e ainda no Regimento Escolar, e conforme a gravidade e/ou a reincidência das faltas, está sujeito as seguintes sanções:
I – advertência oral;
II – advertência escrita;
III – suspensão, com tarefas escolares, de, no máximo 3 (três) dias letivos, e/ou com atividades alternativas na instituição educacional;
IV – transferência por comprovada inadaptação ao regimento da instituição educacional, quando o ato for aconselhado para a melhoria do desenvolvimento do aluno, da garantia de sua segurança.

 Faltas não justificadas
Os pais que não comparecerem às reuniões, convocações ou ainda não estiver acompanhando a frequência e rendimento do aluno será levado as autoridades competentes depois que o aluno tiver computado 5(cinco) faltas não justificadas pelo responsável durante o bimestre, de acordo com o  Art. 56 do Eca:
“Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I - maus-tratos envolvendo seus alunos;
II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
III - elevados níveis de repetência.

REGIMENTO INTERNO
As orientações a seguir visam garantir, a todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar, um ambiente organizado, onde as relações  sejam as mais cordiais e profissionais possíveis. Elas  foram resumidas do REGIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL e têm valor legal. Veja o texto na íntegra acessando o site da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal . http://www.se.df.gov.br/?page_id=30
01. Importante respeitar os horários de entrada e saída;
02. Tratar todos os funcionários da escola com respeito e cordialidade;
03. Mandar o estudante asseado e uniformizado: camiseta do uniforme, calça jeans, saia (na altura do joelho) ou bermuda de cores azul ou preta e tênis (evitar chinelos, pois poderão se machucar);
04. Verificar diariamente a AGENDA ESCOLAR e se o aluno está levando o material necessário para a aula e se está fazendo os deveres;
05.  Ler todos os bilhetes enviados pela escola;
07. Comparecer à escola sempre que convocado (conforme determina a lei);
08. Incentivar para que o aluno lanche diariamente a merenda da escola, que é balanceada e preparada com produtos de primeira qualidade sob a supervisão de nutricionistas;
09. Não é permitido fumar, portar e ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de substâncias ilícitas nas dependências da escola;
10. Não é permitido entrar com bicicleta, skates ou patins no interior da escola;
11. Não é permitido namoro ou atos obscenos no interior da escola;
12. Evitar mandar com os estudantes: objetos de valor (celulares, MP3 e similares, notebooks ou grandes somas de dinheiro). A escola não se responsabilizará por eventuais perdas ou danos;
13. Zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar, das instalações, 
         dos equipamentos e dos materiais existentes nas instituições educacionais;
14. Não é permitido praticar ou induzir a prática de atos que atentem contra 
       pessoas e/ou contra o patrimônio da  escola;
15. O Estudante será responsabilizado em caso de dano causado ao patrimônio da instituição educacional, se maior de idade ou pelo seu responsável legal quando 
       menor;
16. Orientar o estudante a não portar substâncias (bebidas alcoólicas, entorpecentes...)  e objetos que possam oferecer risco à integridade física dos outros (estilete, tesouras, armas brancas ou de fogo);
17. Não é permitido interromper o professor (a) em sala. Qualquer assunto de interesse do aluno deverá ser conversado com o professor (a) no horário de coordenação ou comunicado à direção da escola;
18. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os maus tratos às crianças bem como o abandono intelectual ( o não acompanhamento da vida escolar da criança) serão denunciados aos órgãos competentes;
19. Saídas antecipadas só serão PERMITIDAS  pela direção da escola SOMENTE  COM  AUTORIZAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS;
20. Evitar mandar  o estudante doente para a escola, uma vez que a direção não pode ministrar nenhum tipo de medicação;
21. Não há tolerância para atrasos do estudante e só poderá entrar acompanhado do responsável;
22. Caso o estudante apresente faltas injustificadas, a escola poderá comunicar à Regional de Ensino e ao  Conselho Tutelar;
23. A inadequação ao REGIMENTO ESCOLAR poderá ocasionar as seguintes sanções: advertência oral, advertência escrita, suspensão e transferência por inadaptação.




"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente, o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, 

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."

Paulo Freire