domingo, 21 de abril de 2013

Projeto "Valorizando a Cultura Indígena"


OBJETIVOS:
- Trabalhar interdisciplinarmente, buscando o desenvolvimento do aluno nas mais variadas esferas educacionais;
- Buscar desenvolver nos alunos o pensamento e entendimento da importância da população indígena brasileira para formação de nossa sociedade.
- Aprimorar os conhecimentos relativos às populações indígenas e sua evolução.

DESENVOLVIMENTO

Incentivação:
Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.
O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou, ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência europeia.

Temas transversais envolvidos:
- Sociedade;
- Cidadania;
- Respeito;
- Cultura.

Recursos:
- Cada professor deverá solicitar materiais que forem utilizar em suas aulas ou na culminância do trabalho aos alunos ou a direção da escola com antecedência. 

Como será desenvolvido o projeto:

- Será realizada em duas etapas:

Primeira Etapa
Ø  Fase teórica, voltada para avaliação global.
Ø  Será realizada na semana de 08 a 12 de abril.
Ø  Todos os professores deverão ministrar aulas, durante a semana, abordando os seguintes temas relacionados à população indígena:

  • Geografia: Localização da população indígena no território brasileiro no período de colonização e atualmente.
  • História: Chegada dos portugueses e organização social e cultural indígena.
  • Português: Lendas e línguas indígenas.
  • Artes: Pintura e arte indígena.
  • Educação Física: Jogos Indígenas.
  • Matemática: Estatística comparativa  da população indígena brasileira na atualidade e no período da colonização.
  • Inglês: Figurino indígena.
  • Ciências: Medicina Alternativa e Culinária Indígena.
  • PD: Cultura indígena (falar de uma tribo especifica escolhida pela professora)
 Segunda Parte
Ø  Fase prática, voltada para a culminância do projeto.
Ø  Será realizada na semana de 15 a 19 de abril.
Ø  Os professores e alunos deverão preparar os materiais, durante a semana, para serem apresentados no dia 19 de abril.

O que será apresentado por cada disciplina na data da culminância do projeto:
  • Geografia: Confecção de mapas das reservas indígenas existente no Brasil.
  • História: Teatro (chegada portugueses e contato com os índios. 
  • Português: Painel (dicionário indígena) e Lendas. 
  • Artes: Pintura corporal indígena e mosaico da arte indígena.
  • Educação Física: Jogos Indígenas e Cultura Indígena Americana.
  • Matemática: Cartazes comparativos sobre a dizimação do índio.
  • Inglês: Figurino indígena.
  • Ciências:Poesia indígena para ser apresentado no dia e livro com receitas medicinais. 
  • PD: Mosaico (professora irá escolher uma tribo especifica) - Lendas e Mitos  da Arte Indígena - Apresentação musical de flauta doce com alunos interessados.        

Fotos da culminância do -  Projeto "Valorizando a Cultura Indígena" 19 de abril.